O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (6), com integrantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para discutir as prioridades dos municípios durante o governo petista. As demandas foram apresentadas pelo prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira.
Entre as prioridades, o prefeito defendeu que os municípios não sejam "isolados" do debate da reforma tributária. Além disso, Nogueira pediu que o Imposto Sobre Serviços (ISS), recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal, não seja extinto.
"Foi uma reunião muito positiva. Entregamos o convite para a nossa reunião geral e ele confirmou a presença, valorizando os prefeitos. Além disso, nós levantamos alguns temas que são caros aos prefeitos: a questão da reforma tributária, porque é muito importante que o Brasil faça a reforma tributária, mas que os municípios não sejam isolados. É fundamental que o ISS seja mantido, e é fundamental que essa reforma tenha participação incisiva dos prefeitos, porque a vida acontece nas cidades", disse Nogueira aos jornalistas, após a reunião.
Outros temas abordados foram o combate à fome, assuntos relacionados ao transporte coletivo nos municípios e medidas para tentar zerar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, os prefeitos também conversaram sobre a criação de conselho federativo, com governo federal, governadores e prefeitos, para discussão de "grandes projetos para o país.