Ouça este conteúdo
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, viajará para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhado do ex-chefes de governo Julio María Sanguinetti e José Mujica, segundo informações apuradas nesta sexta-feira (23) pela Agência EFE. Nesta quinta (22), o atual presidente uruguaio informou que havia feito o convite para que Sanguinetti e Mujica o acompanhassem na solenidade que será realizada em Brasília, no dia 1º de janeiro próximo.
"Telefonei o presidente Sanguinetti e o presidente Mujica para pedir a eles que me acompanhem na posse do presidente do Brasil. Por que? Porque isso é o que o Uruguai precisa mostrar", disse Lacalle Pou, durante um ato administrativo. Mujica, da Frente Ampla, comandou o Uruguai entre 2010 e 2015. Já Sanguinetti, do Partido Colorado, governou o país nos períodos de 1985 a 1990 e de 1995 a 2000.
"Ninguém ficará surpresa se eu disser que tenho diferenças políticas com o presidente Mujica e mais convergências com o presidente Sanguinetti. Mas, é isso. Isso é a continuidade institucional e republicana que no mundo de hoje, poucos países no planeta podem demonstrar", completou.
Hoje, Sanguinetti confirmou que Lacalle Pou convidou dois ex-presidentes de "tendências políticas bem opostas", com a ideia de mostrar a importância que o Uruguai dá às relações com o Brasil. Mujica, em declarações à imprensa estatal uruguaia, também confirmou que estará presente na posse de Lula.
Questionado sobre a importância do gesto, afirmou que é algo "simbólico", provando que no Uruguai, "podem se ter e se tem grandes diferenças, mas, de todas as formas, oferecemos esse tipo de presença conjunta, tentando a representação global do país".