Ouça este conteúdo
Pelo menos 356 das cerca de 1.500 pessoas presas desde domingo (8) após os protestos que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram encaminhadas aos presídios do Distrito Federal até a tarde desta terça (10). Segundo um relatório da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), as transferências foram determinadas pela Vara de Execuções Penais do DF.
Ao todo são 237 homens foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória II (CDPII), no Complexo Penitenciário da Papuda, e 119 mulheres à Penitenciária Feminina do DF (PFDF), conhecida como Colmeia. Por conta da grande quantidade de detidos, a Seap publicou uma lista com os nomes dos presos para “possibilitar o acesso de familiares e advogados a elas”, alegando não ser possível realizar comunicações individuais.
Parte deles estava detida na Academia Nacional de Polícia (ANP) desde a manhã de segunda (9), após a desocupação do acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, onde 1.200 pessoas foram presas e levadas para registro. Alguns grupos de mulheres com filhos pequenos e idosos foram liberados à noite.