Os presídios de Brasília já receberam 763 dos mais de 1.500 detidos desde os protestos de domingo (8), de acordo com o relatório mais recente da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) divulgado no final da manhã desta quarta (11). O número atualiza os dados divulgados na noite de terça (10) pela Polícia Federal, quando 727 haviam sido encaminhados ao sistema prisional.
Segundo a Seape, 498 homens foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória II (CDPII) do Complexo Penitenciário da Papuda, e 265 mulheres para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF).
A secretaria disponibilizou uma lista com os nomes dos presos para o acesso de advogados, dizendo “não é possível que a Gerências de Atendimento aos Internos – Geaits das unidades prisionais realizem comunicações individuais”, por conta do alto número de prisões.
Por outro lado, a Academia Nacional de Polícia Federal (ANP) ainda abrigava cerca de mil pessoas na tarde de terça (10), detidas durante e após os protestos do fim de semana, segundo procuradores do Ministério Público Federal (MPF). A PF informou à reportagem que já encerrou a triagem dos presos no local. "Os procedimentos de polícia judiciária foram encerrados pela Polícia Federal", finalizou.