A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dispersou na manhã desta quinta-feira (4) um ponto de paralisação de caminhoneiros no km 276 da BR-116/RJ (Dutra) no município de Barra Mansa. Segundo informações do Ministério da Infraestrutura, o único ponto de mobilização de manifestantes atualmente está localizado nas imediações do Porto de Santos, onde há o registro de eventos isolados de vandalismo como forma de intimidação aos caminhoneiros que tentam furar os bloqueios.
De acordo com a pasta, a PRF também já iniciou uma operação no local para garantir o retorno da normalidade em todo o perímetro. “Um efetivo de 200 homens foi destacado e já opera na formação de um grande corredor de segurança desde o acesso aos terminais até a subida da Serra do Mar. A operação conta com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, que deve auxiliar no transporte local para as retroáreas do porto”, diz nota do Ministério da Infraestrutura.
A pasta informou que entidades do transporte rodoviário de cargas também serão notificadas. Ainda segundo o ministério, neste momento cerca de 80% dos navios atracados operam sem qualquer restrição. O restante opera em menor escala em razão da cautela por parte de transportadoras e embarcadores no acesso ao Porto diante do temor de represálias.