Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão preventiva de Zé Trovão
| Foto: Reprodução/YouTube.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a prisão preventiva do caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. O colegiado analisa um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do caminhoneiro. O julgamento virtual começou em 3 de dezembro e deve terminar até esta sexta-feira (10). A informação foi divulgada pela folha de S. Paulo.

Zé Trovão é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e tentou organizar uma greve dos caminhoneiros na esteira dos atos de 7 de setembro. Ele é investigado  no inquérito dos atos antidemocráticos. O ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão do caminhoneiro e se declarou impedido de votar o habeas corpus.

O relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, foi contra o pedido de liberdade. Acompanharam o relator as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia. Falta apenas a manifestação do ministro Dias Toffoli. Zé Trovão passou dois meses foragido no México, mas voltou ao Brasil e se apresentou à polícia em 26 de outubro.