Ouça este conteúdo
O número de pessoas presas em Brasília, por promoverem atos de vandalismo no último domingo (8), chegou a 1.398, segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) nesta sexta-feira (13/1). A quantidade de presos abriu o alerta para superlotação nas penitenciárias da capital federal.
A Seape-DF emitiu um comunicado informando que há quase o dobro de detidos no Centro de Detenção Provisória II, na Papuda, em relação à capacidade do local. Também foi superado o número de vagas na Penitenciária Feminina do DF (PFDF), conhecida como Colmeia. No CDP II, são 1.176 vagas, e foram totalizados 2.139 detidos no local. Já na Penitenciária Feminina, cabem 1.028 mulheres e estão presas 1.148.
De acordo com a Seape, os presos pelos atos de vandalismo estão em celas “separadas do restante da massa carcerária”. Antes de chegarem à Papuda e Colmeia, os presos ficaram na Academia Nacional da Polícia Federal, onde passaram por interrogatório e enfrentaram uma situação desumana, segundo alguns advogados.