Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Superlotação após protesto em Brasília

Prisão do DF com capacidade para 1.176 detentos está com 2.139

presos encaminhados presídios Brasília
No CDP II, são 1.176 vagas e há 2.139 detidos no local. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O número de pessoas presas em Brasília, por promoverem atos de vandalismo no último domingo (8), chegou a 1.398, segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) nesta sexta-feira (13/1). A quantidade de presos abriu o alerta para superlotação nas penitenciárias da capital federal.

A Seape-DF emitiu um comunicado informando que há quase o dobro de detidos no Centro de Detenção Provisória II, na Papuda, em relação à capacidade do local. Também foi superado o número de vagas na Penitenciária Feminina do DF (PFDF), conhecida como Colmeia. No CDP II, são 1.176 vagas, e foram totalizados 2.139 detidos no local. Já na Penitenciária Feminina, cabem 1.028 mulheres e estão presas 1.148.

De acordo com a Seape, os presos pelos atos de vandalismo estão em celas “separadas do restante da massa carcerária”. Antes de chegarem à Papuda e Colmeia, os presos ficaram na Academia Nacional da Polícia Federal, onde passaram por interrogatório e enfrentaram uma situação desumana, segundo alguns advogados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.