Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Yanomamis

PSOL protocola representação contra Damares Alves no Conselho de Ética do Senado

PSOL Damares yanomamis
Sem nenhum senador eleito, PSOL pede que Conselho de Ética do Senado investigue conduta de Damares por crise dos Yanomamis. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou nesta quinta (9) uma representação contra a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) por “omissão” e “prevaricação” na assistência ao povo indígena Yanomami quando ocupava o cargo de ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na representação que pede a investigação pelo Conselho de Ética do Senado, a bancada afirma que Damares praticou “ato indecoroso antes do início do mandato e conhecidos apenas após o início dele, condicionando-a, contudo, à constatação de que a conduta anterior fosse desconhecida”, diz nota no site do partido.

No documento, os parlamentares do partido apresentam documentos em que o MPF (Ministério Público Federal) e organismos internacionais notificaram o ministério sobre episódios de violência contra indígenas. “A crise poderia teria sido evitada se, ao receber os alertas, a então ministra tivesse tomado providências”, completa a nota.

Luciene Cavalcanti (PSOL-SP), deputada federal, pede ainda a “cassação do mandato da ex-ministra”, e diz que foram feitos “ao menos 21 pedidos de ajuda ignorados pelo governo Bolsonaro e por Damares, enquanto os indígenas yanomami morriam de desnutrição e doenças como a malária”, de acordo com uma postagem no Twitter.

Damares Alves ainda não respondeu à representação. O PSOL não elegeu nenhum senador na eleição de 2022.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.