O Partido dos Trabalhadores deve oficializar nesta terça-feira (29) seu apoio à reeleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. A informação foi confirmada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), líder do PT na Casa, ao jornal O Globo. “Reunimos três vezes na semana passada todas as forças internas do nosso partido de bancada para debatermos o tema. Amanhã vai ter reunião da federação e, se tudo der certo, apoiaremos a candidatura do Lira à reeleição”, declarou o parlamentar.
As eleições para as presidências da Câmara e do Senado ocorrerão apenas em fevereiro, mas as articulações pelo comando de ambas as Casas avançam desde a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições. O rápido reconhecimento de Lira ao resultado das eleições, ainda em 30 de outubro, data do segundo turno, foi bem recebido por Lula, alas do PT e partidos aliados da esquerda.
No início do mês o presidente em exercício do Partido Progressistas (PP), deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), declarou que se o PT apoiar a reeleição de Lira para o comando da Câmara dos Deputados, poderá ocorrer a “contrapartida” da legenda e, nesse cenário, existe a possibilidade de o PP passar a integrar a base do governo petista.