Acordo costurado por Rodrigo Maia com PT garante espaço ao partido na mesa diretora da Câmara dos Deputados.| Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

As bancadas do PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede decidiram nesta sexta-feira (18) apoiar o grupo político de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa eleitoral pela presidência da Câmara dos Deputados. Juntas, as siglas de esquerda somam 123 deputados. Os demais partidos acompanharam o PT, que tem a maior bancada da Casa, com 54 deputados, e foi o primeiro a anunciar apoio ao futuro candidato apadrinhado por Maia, que até agora não foi anunciado.

Com o apoio da esquerda, pode chegar a 255 votos. Esse cálculo leva em conta a totalidade das bancadas de esquerda (com exceção do Psol), além de DEM, MDB, PSDB, Cidadania e PV, e metade da bancada do PSL — a parcela bolsonarista do partido deve votar no deputado Arthur Lira (PP-AL), rival de Maia e que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A adesão do PT e de outras siglas de esquerda é fruto de uma costura política que garante aos partidos presença na nova mesa diretora que irá comandar a Casa a partir de fevereiro de 2021. Os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os favoritos para encabeçar a chapa do grupo de Maia na eleição.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]