Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oposição

PT decide não apoiar Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara

Linguagem neutra pode ser proibida pela Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados, em Brasília (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A bancada do PT decidiu na noite de quarta (16) que não vai apoiar o bloco liderado por Arthur Lira (PP-AL), aliado do presidente Jair Bolsonaro, na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O partido, que tem a maior bancada da Casa, vai intensificar conversas com as demais siglas de oposição para lançar um nome na disputa. O movimento enfraquece a articulação liderada pelo atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de apresentar ainda neste ano um candidato de consenso contra o bloco de Lira.

Segundo fontes do partido, a decisão não fecha a porta para uma composição futura com o bloco liderado por Maia, mas pode atrasar essa definição. "O PT não comporá bloco para a mesa da Câmara com candidatura apoiada por Bolsonaro", publicou a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann em suas redes sociais.

O PT, no entanto, vai deixar para os próximos dias a definição sobre o apoio ao grupo de Maia. Com a decisão desta quarta, o PT tenta impedir o crescimento da ala que defendia apoio à candidatura de Arthur Lira. O partido conta com 54 deputados - um a mais que o PSL. Ao menos um dos partidos da oposição, no entanto, o Psol, também fala em lançar candidatura própria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.