O presidente Lula durante sua visita ao Reino Unido para a coroação de Charles III.| Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ouça este conteúdo

O Partido dos Trabalhadores (PT) notificou extrajudicialmente o Google por uma sugestão de revisão da busca que associa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a corrupção, segundo o jornal O Globo e o portal UOL. Na sexta-feira (5), véspera da coroação do rei Charles III, usuários mostraram imagens de buscas por “Lula coroação” que eram respondidas pelo buscador com a pergunta: “Você quis dizer ‘Lula corrupção’?”.

Alguns deles levantaram a hipótese de que haveria viés ideológico no algoritmo do Google. Esse comportamento do buscador, no entanto, é comum: quando buscas raramente feitas têm semelhanças com buscas feitas frequentemente, o algoritmo costuma sugerir a alternativa frequente por supor que houve um erro de digitação.

Segundo O Globo, o PT diz que a sugestão do Google sobre Lula configura "abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros". A empresa, na visão do partido, estaria “valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal”. Ainda segundo o jornal, o Google diz que usa “sistemas automatizados” que “não levam em conta ideologia política”, mas que está usando políticas próprias que se aplicam ao caso para resolver o problema.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]