A federação formada por PT, PV e PCdoB anunciou nesta terça-feira (29) que vai apoiar a recondução de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. O PSB, partido do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também decidiu apoiar a reeleição de Lira. Na próxima legislatura, o PT terá 68 deputados, PV e PCdoB terão seis deputados cada. Já o PSB, que não compõe a federação, terá 14 deputados a partir de 2023.
A eleição na Câmara deve ocorrer no início de fevereiro. A expectativa é que a decisão de apoiar a recondução de Lira ajude na tramitação da PEC fura-teto na Câmara. A proposta foi protocolada nesta segunda (28) no Senado. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) ressaltou a necessidade da "estabilidade institucional" para garantir governabilidade ao novo governo Lula.
"Nós decidimos pelo apoio à reeleição do presidente Arthur Lira, compreendendo que nós temos uma agenda de país, uma agenda de reconstrução do Brasil. O próprio presidente Arthur Lira foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas, do voto popular e nós entendemos que é fundamental essa estabilidade institucional. E compreendemos que é possível construir um bloco de governo que possa dar ao país, dar ao presidente Lula estabilidade, governabilidade e uma base sólida", disse Lopes.