Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após situação de emergência

Queiroga negocia compra de vacina contra varíola dos macacos, diz jornal

No Brasil já foram confirmados 607 casos da varíola dos macacos (Foto: Pixabay)

Ouça este conteúdo

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar neste sábado (23) uma emergência internacional devido ao atual surto da varíola dos macacos no mundo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o Brasil já está negociando a aquisição de vacina contra a doença com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA). A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Cerca de 16 mil casos (cinco deles fatais) já foram registrados em 75 países, muitos deles na Europa, onde a doença não era endêmica. No Brasil, o Ministério da Saúde confirma 607 casos da doença até a última sexta (22).

Queiroga informou à Folha que "a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) está em processo de avaliar o quantitativo necessário, e a aquisição será feita por meio do fundo rotatório, um mecanismo internacional de cooperação técnica para acesso a vacinas".

"Só há uma fabricante [a empresa de biotecnologia dinamarquesa Bavarian Nordic] e não tem representante no Brasil. Assim, a aquisição deve ser via Opas", afirma o ministro à Folha.

A varíola de macaco, como a já erradicada varíola humana, causa erupções que viram pústulas com menos de cinco milímetros de diâmetro pelo corpo. A doença também partilha semelhanças com a catapora.


Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.