O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou neste sábado (11) à Comissão de Assuntos Exteriores e Defesa Nacional do Senado requerimento de convocação do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, de acordo com informações do jornal O Globo. Segundo a publicação, o objetivo é que o ministro dê explicações sobre o ofício enviado na sexta-feira (10) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que ele insiste para que sugestões feitas pelas Forças Armadas sobre o “aperfeiçoamento e segurança do processo eleitoral” sejam apreciadas pela Justiça Eleitoral.
“As Forças Armadas buscaram, na CTE, desde o início e de modo colaborativo, contribuir para aumentar o grau de segurança pelo conhecimento e pelo gerenciamento dos riscos existentes”, afirmou Oliveira no ofício. “Reitero que as sugestões propostas pelas Forças Armadas precisam ser debatidas pelos técnicos.”
No requerimento, Rodrigues cita uma das frases usada pelo ministro, que terminou a carta ao TSE dizendo que “não interessa concluir o pleito eleitoral sob a sombra da desconfiança dos eleitores”. Ele destacou ainda que as Forças Armadas “não detêm a competência de atuarem como um garantidor da lisura dos pleitos eleitorais e democráticos”.