O deputado estadual Delegado Olim (PP), relator do processo contra o deputado Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo, pediu a cassação do mandato do parlamentar. O parecer favorável à punição foi apresentado aos demais membros do conselho nesta quinta-feira (7) e agora será avaliado pelo colegiado.
Uma nova reunião deve acontecer na próxima terça-feira (12) para as conclusões da análise do documento. Para Arthur do Val perder o mandato é preciso que a maioria simples dos parlamentares do conselho vote de forma favorável ao relator para que posteriormente o processo seja levado para votação em plenário.
No dia 18 de março o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiu, por unanimidade, aceitar a admissibilidade das 20 representações que pedem a cassação do deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, por causa de áudios que viralizaram nas redes sociais e em que ele dá declarações sexistas sobre refugiadas ucranianas.