O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na lista das 100 pessoas mais influentes de 2023, da revista progressista Time. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (13).
A indicação de Lula pela revista foi escrita pelo ex-vice-presidente dos EUA, empresário e ambientalista Al Gore. Segundo o texto, os brasileiros elegeram um “campeão do clima” depois de “anos de degradação e destruição ambiental sancionadas pelo Estado”. “A liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática”, afirmou Al Gore.
"Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior", escreveu Al Gore.
O posicionamento de Al Gore não levou em conta os dados atuais sobre o desmatamento da Amazônia. Na última semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que, no primeiro trimestre do governo Lula, houve um crescimento recorde no desmatamento do Cerrado e da Amazônia. No bioma amazônico, a destruição foi a segunda maior da série histórica: aproximadamente 850 quilômetros quadrados.
Anualmente, a publicação escolhe personalidades mundiais de diversos setores - político, cultural, do ativismo e da tecnologia - que se destacaram de alguma forma ao longo do ano, seja positiva ou negativamente.
Na lista de 2023, também consta outros líderes mundiais mais progressistas, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro já foi eleito como "personalidade do ano em 2021" pela revista Time. E 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff entrou na lista da "Time" dos cem mais influentes naquele ano.