Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Monkeypox

Rio de Janeiro registra primeira morte por varíola dos macacos

O continente já registrou cerca de 1.500 casos de varíola dos macacos e 66 mortes, mas as vacinas contra a doença ainda não chegaram, segundo a África CDC
A OMS já decretou emergência internacional de saúde para a varíola dos macacos. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

O Rio de Janeiro registrou na manhã desta segunda-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos no estado. O paciente, um homem de 33 anos, estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. A Secretaria municipal de Saúde de Campos informou que a vítima apresentava baixa imunidade e comorbidades, que agravaram o quadro da doença. A primeira morte pela doença no Brasil foi registrada no final de julho, em Belo Horizonte (MG).

O paciente apresentou complicações e precisou ser transferido para leito de UTI no dia 19. Campos está monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente, mas, por enquanto, ninguém apresentou sinais e sintomas de infecção pelo vírus. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio contabiliza até esta segunda, 611 casos confirmados e 61 prováveis de varíola dos macacos no estado. Outros 474 casos suspeitos seguem em investigação, enquanto 751 foram descartados.

Desde o primeiro caso suspeito registrado no estado, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES faz o monitoramento diário dos casos, em parceria com os laboratórios de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e as secretarias municipais de Saúde. Com informações da Agência Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros