Ouça este conteúdo
Em convenção partidária realizada neste domingo (24), em Fortaleza (CE), o PDT confirmou a candidatura do ex-prefeito da capital cearense Roberto Cláudio para o governo do Ceará. O vice na chapa será o presidente do PSD do Ceará, Domingos Filho. Ciro Gomes, candidato à presidência pelo PDT, participou do evento junto como outros parlamentares do partido.
Natural de Fortaleza, Roberto Cláudio é médico e ingressou na política em 2006, quando disputou pela primeira vez o cargo de deputado estadual com apoio do grupo dos irmãos Ferreira Gomes. Em 2012, foi eleito prefeito de Fortaleza e reeleito em 2016.
A escolha de Roberto Cláudio para a disputa do governo estadual gerou um racha na aliança de 16 anos entre PT e PDT no Ceará. Petistas e o ex-governador Camilo Santana (PT) defendiam o direito da atual governadora Izolda Cela disputar à reeleição, assim como outros aliados. Segundo informações do Diário do Nordeste, Camilo articula junto a outras lideranças que antes compunham o grupo governista, como MDB, PP, PV e PC do B, uma candidatura própria do PT à sucessão Estadual.