A transferência temporária do cargo deve durar até sábado (11) e ocorre em razão da viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos.
A transferência temporária do cargo deve durar até sábado (11) e ocorre em razão da viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos.| Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assumiu interinamente na quarta-feira (8) a Presidência da República. A transferência temporária do cargo deve durar até sábado (11) e ocorre em razão da viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos para participar da 9ª edição da Cúpula das Américas. Terceiro na linha sucessória, Pacheco assumiu porque o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), está em visita oficial à Espanha até o dia 11, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), segundo na linha sucessória, acompanha o presidente Bolsonaro aos EUA.

Amanhã, já na condição de presidente da República, Pacheco visitará João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, para participar das festas de São João. Nesse período a presidência do Senado será assumida pelo 1º vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Esta é a segunda vez que Rodrigo Pacheco assume a Presidência da República em caráter interino. A primeira ocorreu no início de maio, com a viagem de Bolsonaro a Guiana. Na ocasião, Mourão estava no Uruguai e Lira, nos Estados Unidos.