Ouça este conteúdo
O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa (PT), informou, nesta terça-feira (17), que "a troca de assessores comissionados da administração federal vai ocorrer em todos os ministérios, independente de serem quadros militares ou civis". O anúncio foi feito no Ministério da Defesa após o governo Lula exonerar mais de 40 militares do Palácio do Alvorada.
Segundo o ministro, desde o início do governo já estão ocorrendo "troca de assessores" e a mudança deve se intensificar nos próximos dias. "Está se fazendo troca de pessoas, porque cargo comissionado é de extrema confiança do seu chefe imediato, seja ele o ministro ou o secretário”, disse o ministro.
Rui Costa adiantou que o "grosso das nomeações" devem ocorrer a partir do dia 23 até o final de janeiro, "quando os novos ministérios passarem a existir nos sistemas eletrônicos, digitais do governo”. Ele ainda reforçou que é “natural” que as trocas ocorram, “até porque o governo que saiu tem pouca ou nenhuma sintonia com o governo que entrou”.
"O regime de governo mudou, a filosofia de governo mudou (...) Então, se mudou a filosofia, o conteúdo, tem que mudar também quem estava implementando isso, porque era outro estilo, outro jeito de governar que não é o nosso", explicou Rui Costa.
As exonerações são publicadas no Diário Oficial da União e desde o inicio do governo Lula, já foram exoneradas mais de 1.500 pessoas que trabalhavam no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.