O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Isac Nóbrega/PR

O governo da Rússia pediu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua comitiva sigam um rígido protocolo sanitário para se aproximarem do presidente russo, Vladimir Putin. O Kremlin orientou que Bolsonaro e os membros da comitiva façam até cinco exames do tipo PCR para detecção da Covid-19 antes da reunião. Um dos testes deverá ser feito entre três e quatro horas antes do encontro com o mandatário russo, informou a BBC News Brasil.

O governo russo solicitou que todas as pessoas da comitiva brasileira, inclusive os passageiros do avião que transportará Bolsonaro, devem apresentar três exames PCR negativos antes do embarque. O primeiro deverá ser feito de quatro a cinco dias antes da chegada à Rússia. O segundo tem de ser feito com dois dias de antecedência e o terceiro na véspera da chegada a Moscou.

Parte da delegação que estará nas reuniões entre Bolsonaro e Putin devem realizar mais dois. Um deles na chegada à Rússia e o último, entre três e quatro horas antes do encontro. O Kremlin também solicitou medidas para evitar a contaminação de Putin de líderes de outros países e suas comitivas. Segundo o Itamaraty, Bolsonaro embarca na segunda-feira (14) para sua visita oficial à Rússia, a chegada está prevista para a terça-feira (15) e o encontro com Putin está marcado para a quarta-feira (16).