O lançamento do satélite Amazônia 1 foi concluído neste domingo (28) às 1h54 (horário de Brasília), no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia. Cerca de 17 minutos após o lançamento o satélite se separou e fez suas primeiras atividades previstas, como a abertura do painel solar, a estabilização de sua orientação em relação à Terra - altitude média de 752 km -, a verificação dos sistemas e a colocação do modo de prontidão.
O satélite com produção e operação totalmente nacional vai acompanhar de perto a região amazônica. O lançamento é parte da Missão Amazônia que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem por objetivo monitorar áreas desmatadas, agrícolas, além de desastres ambientais.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, acompanhou diretamente do centro de controle da missão na Índia.
No Twitter, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, parabenizou o chanceler indiano Subrahmanyam Jaishankar. "Muito obrigado e parabéns também ao Ministro do Exterior @DrSJaishankar por este êxito conjunto Brasil-Índia: o primeiro satélite planejado e construído no Brasil lançado na Índia. A parceria que estamos construindo mostra sua força e nos levará ainda mais longe", escreveu.