O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta sexta-feira (8) o plano de vacinação contra Covid-19 para 2022.| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (8) a estratégia para a vacinação contra a Covid-19 para 2022. O ministro Marcelo Queiroga afirmou que a pasta vai disponibilizar 354 milhões de doses e estimou um investimento de R$ 11 bilhões para viabilizar a campanha. Do total de doses para o próximo ano, 134 milhões foram compradas em 2021, segundo o jornal O Globo. O anúncio do ministério foi feito no mesmo dia em que o Brasil ultrapassou 600 mil mortes causadas pela Covid-19.

O planejamento prevê uma dose de reforço para pessoas de 18 a 60 anos e duas doses – uma em cada semestre – para idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos. A pasta também incluiu eventuais ampliações do público-alvo, caso dos menores 12 anos, se a Anvisa der autorização para a imunização dessa faixa etária.

A vacinação será por idade, em ordem decrescente, sem grupos prioritários. E cada pessoa poderá receber o imunizante no ano que vem, seis meses após a última dose. Segundo Queiroga, as doses fornecidas pelo Covax Facility não entraram no planejamento do ministério, devido a dificuldade de entrega do consórcio. A Coronavac não consta nos planos de 2022, pois a pasta dará prioridade a imunizantes com registro definitivo na Anvisa.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]