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Propaganda enganosa

Senado aprova audiência pública para redes de fast food explicarem “carne fake”

Fast food
Nas redes sociais, Mc Donald"s se desculpou pelo caso e prometeu volta do lanche com novo nome. (Foto: Reprodução/Instagram McDonald's Brasil)

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O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a realização de uma audiência pública para que duas redes de fast food expliquem ao Congresso possíveis casos de publicidade enganosa em relação a sanduíches oferecidos em seus cardápios no país. O requerimento, apresentado na Comissão de Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), cita McDonald's e Burger King, marcas que estão no centro de denúncias relacionadas aos lanches Mc Picanha e Whopper Costela, que não têm na receita as carnes indicadas nos nomes.

"Justificaram que têm o cheiro, queremos esclarecer esse assunto para que o consumidor saiba o que ele está pagando e para que as empresas dos tais sanduíches 'fakes' possam se pronunciar", afirmou o senador. A audiência foi agendada para o próximo dia 12 de maio. Além das duas empresas envolvidas, o requerimento cita ainda convocação de representantes do Procon, do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do blog apontado como responsável pela denúncia inicial.

O caso que motivou o requerimento veio à tona na semana passada, com a proibição da venda de itens do menu do McDonald's no Distrito Federal por propaganda enganosa. A empresa retirou a opção do cardápio, que deve voltar com outro nome, mantendo o molho sabor picanha, em alusão ao qual o prato fora originalmente batizado.

Restrições de comercialização no DF atingiram também o Burger King nesta segunda (2) por situação similar. Em nota, a rede de fast food se desculpou pelo ocorrido e anunciou a mudança imediata no nome do sanduíche, sem alterações em sua composição: 100% carne de paleta suína com aroma de costela.

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