Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vai para sanção

Senado aprova criação do TRF da 6ª Região para atender Minas Gerais

Senadores posam para foto com juízes presentes na sessão do Senado desta quarta-feira que aprovou criação do TRF da 6ª Região, com jurisdição em Minas Gerais.
Senadores posam para foto com juízes presentes na sessão do Senado desta quarta-feira que aprovou criação do TRF da 6ª Região, com jurisdição em Minas Gerais. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O Senado aprovou nesta quarta-feira (22) a criação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região, com jurisdição em Minas Gerais. Dessa maneira, o estado deixa de compor o TRF da 1ª Região, da qual também fazem parte o Distrito Federal e mais 12 estados. “A criação da sede em Belo Horizonte significará não apenas uma tramitação mais célere de processos, que chegam a durar mais de uma década, mas o acesso das pessoas à Justiça”, disse o relator do projeto, senador Antonio Anastasia (PSD-MG). O projeto de lei que cria o novo TRF-6, já aprovado pela Câmara, vai a sanção presidencial.

O TRF-6 abrangerá o estado de Minas Gerais e terá 18 juízes. Seus cargos deverão ser criados por transformação de outros 20 cargos vagos de juiz substituto do TRF-1. Além disso, o novo tribunal terá cerca de 200 cargos em comissão. Segundo Anastasia, o estado de Minas Gerais é responsável sozinho por mais de 30% de todos os processos que tramitam no TRF-1. Com a saída de Minas de sua composição, o TRF-1 abrangerá Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Distrito Federal e Tocantins. Com informações da Agência Senado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.