O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), afirmou que o decreto presidencial de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal deve ser votado pelos senadores nesta terça-feira (10). Após a invasão do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto de intervenção.
“Vamos nos ater ao que é dever constitucional: apreciar o projeto apresentado pelo Executivo no tocante à área de segurança. A data será definida por [Rodrigo] Pacheco, muito provavelmente amanhã [terça, 10], disse o senador nesta segunda (9).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), viajou para a Europa durante o recesso, mas anunciou que irá retornar ao Brasil, após os atos de vandalismo deste domingo (8). Veneziano afirmou que a reunião para votar o decreto será realizada no plenário da Casa, que foi invadido e depredado por manifestantes
“Vamos fazer a sessão no plenário do Senado, até para uma demonstração, um simbolismo de que esses atos não impedirão que o parlamento funcione. Não vamos nos ajoelhar diante dessas práticas terroristas”, disse o presidente em exercício do Senado.