Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforma da Previdência

Senado rejeita destaque do PT que desidrataria reforma em mais de R$ 100 bilhões

Sessão deliberativa extraordinária para votação dos destaques da reforma da previdência. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O plenário do Senado rejeitou, por 57 votos, o destaque do PT que buscava manter as atuais regras de pensão por morte. Hoje, os pensionistas do INSS recebem 100% do benefício, limitado ao teto. Já o texto da reforma vindo da Câmara e aprovado na terça-feira (1º) em plenário no Senado estabelece nova regra: 50% mais 10% por dependente que o pensionista tenha, limitado a quatro. Como o destaque foi derrotado, continua valendo essa regra dos 50% mais 10%. Se o destaque tivesse sido aprovado, a reforma ia perder R$ 106,8 bilhões.

A garantia que o valor de nenhuma pensão será menor do que um salário mínimo continua no texto. Ela foi inserida na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado. O governo era contra, mas foi voto vencido.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.