Ouça este conteúdo
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), integrante da CPI da Covid, apresentou neste domingo (29) sua pré-candidatura à presidência da República nas eleições de 2022.
Em comunicado, Vieira afirmou que a decisão foi encorajada por políticos próximos e familiares. O parlamentar diz acreditar que poderá “ser o nome da terceira via, para o enorme contingente de eleitores que não querem votar nem em Bolsonaro, nem em Lula”.
“Considerando as pesquisas de opinião mais recentes, bem como as movimentações de partidos, parlamentares e movimentos de renovação, entendo que o Cidadania está ficando para trás no processo de construção da terceira via e, consequentemente, no engajamento de quadros e possíveis candidatos nas esferas estaduais e federal. Isso terá impactos negativos para o partido e para a democracia como um todo, pois acaba fortalecendo a polarização. Entendo que é necessário um fato novo, com potencial de mobilização que reposicione o Cidadania no cenário nacional, com evidentes impactos nos cenários locais. É neste sentido que estou colocando meu nome à disposição do Cidadania como pré-candidato à presidência da República”, diz o parlamentar, em nota.
“Acredito que meu perfil atende de imediato a este eleitorado, com potencial de expansão para camadas mais moderadas à esquerda e à direita, por conta do trabalho realizado como senador”.