Ouça este conteúdo
O líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), protocolou nesta quarta-feira (20) um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O novo pedido foi motivado pela reunião com embaixadores em que o mandatário questionou o sistema eleitoral brasileiro.
Para o senador, o presidente "atentou contra a Constituição e a legislação eleitoral ao utilizar-se de recursos públicos para promover um ato eleitoral". Na ação, Prates alega que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade ao transmitir a reunião pela TV Brasil, o canal público de televisão. No evento, além de questionar as urnas eletrônicas, Bolsonaro também criticou membros da Justiça Eleitoral.
Atualmente, existem 144 pedidos de impeachment contra Bolsonaro pendentes de análise na Câmara dos Deputados. "Ele fez ilações, que vêm se repetindo num enquadramento narrativo infinito de modo a gerar suspeitas e descredibilidade aos sistemas eleitoral e judiciário, colocando uma mácula nas eleições passadas e mesmo nas eleições futuras", disse o líder da minoria, em nota.