Senador Lasier Martins afirmou que irá cobrar que o requerimento para Barroso ir ao Senado explicar as declarações seja colocado em pauta para votação com a maior brevidade possível.| Foto: Divulgação/TSE
Ouça este conteúdo

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) afirmou ter conseguido votos suficientes para aprovar um requerimento convidando o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para ir ao Senado explicar as declarações onde sugeriu que as Forças Armadas estão sendo orientadas a atacar o processo eleitoral e tentar desacreditá-lo.

“Já conseguimos 30 assinaturas (eram necessárias 27) para meu requerimento convidando o ministro Barroso a vir ao Senado explicar suas palavras sobre as Forças Armadas. Hoje cobrarei do presidente Pacheco que o coloque na pauta para votação com a maior brevidade possível”, escreveu Martins em suas redes sociais.

A fala de Barroso causou uma reação imediata do ministério da Defesa, que no mesmo dia emitiu uma nota considerando as declarações uma ofensa grave. A reação aprofundou o desgaste entre militares e Judiciário. A Gazeta do Povo informou anteriormente que, no Exército, na Marinha e Aeronáutica, havia uma análise de que as Forças Armadas não referendariam a segurança das urnas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admitir ao Centro de Defesa Cibernética (CDCIber) ter identificado 712 riscos na área de tecnologia da informação da Corte desde as eleições de 2018.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]