Ouça este conteúdo
As cidades de Manaus, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Macapá passarão a contar com o sinal de 5G a partir do dia 6 de outubro. Com a chegada da tecnologia a esses locais o país terá cobertura de quinta geração da internet móvel em todas as capitais, fechando a meta de alcance traçada para 2022, ainda que com atraso. A informação sobre o avanço da cobertura a essas capitais é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz, e foi divulgada pelo jornal O Globo.
Queiroz é o presidente do Gaispi, grupo que acompanha o andamento das instalações relacionadas à tecnologia com base no leilão do 5G, realizado pelo governo federal. A efetiva autorização ainda precisará ser formalmente concedida pelo grupo da Anatel.
Pelas regras previstas no edital, todas as capitais deveriam ter 5G operacional até o mês de julho, mas foram concedidas prorrogações em decorrência de dificuldades logísticas na aquisição de equipamentos e de limpeza da banda de frequência destinada. As novas datas indicam redes implantadas até o fim de outubro e operacionais até novembro.