O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) se manifestou sobre as intimidações da milícia digital Sleeping Giants à Gazeta do Povo. Em nota, ele afirma que os ataques do grupo ao jornal "representam um exemplo claro de extrapolação" dos limites que a lei impõe à liberdade de expressão. "Protegidos pelo anonimato, praticam abusos com o objetivo de destruírem um jornal com grande tradição e reputação, ferindo de morte o direito de imprensa, vital para a democracia", diz o senador. Girão diz ainda que o Marco Civil da Internet representa um avanço da sociedade brasileira ao "obrigar as redes sociais a derrubarem o anonimato na medida em que crimes estão sendo praticados". Confira a nota na íntegra:
Numa sociedade civilizada, é fundamental a garantia da liberdade de expressão ao mesmo tempo em que devem ser devidamente regulados os seus limites em obediência às leis, pois nenhum direito é absoluto. Os ataques desferidos pelo grupo anônimo Sleeping Giants Brasil ao centenário jornal Gazeta do Povo representam um claro exemplo de extrapolação desses limites. Protegidos pelo anonimato, praticam abusos com o objetivo de destruírem um jornal com grande tradição e reputação, ferindo de morte o direito de imprensa, vital para a democracia.
O Marco Civil aprovado pelo Congresso Nacional em 2014 avançou nesse aspecto, ao obrigar as redes sociais a derrubarem o anonimato na medida em que crimes estão sendo praticados. Evelyn Hall, ao escrever a biografia do grande iluminista Voltaire, assim resumiu seu pensamento sobre a liberdade de expressão: 'Posso discordar do que você diz. Mas defenderei até a morte o direito de dizê-lo'.
Sleeping Giants “fere de morte o direito de imprensa”, diz senador Girão
- 13/11/2020 15:37
- Por
CARREGANDO :)
Ouça este conteúdo
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Publicidade
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF