Ex-ministro Eduardo Pazuello durante depoimento na CPI da Covid
Ex-ministro Eduardo Pazuello durante depoimento na CPI da Covid| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, questionou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre a crise em Manaus no começo deste ano. Em janeiro, o estado do Amazonas chegou a registrar um aumento de 41% nas mortes por Covid-19 após a falta de oxigênio nos hospitais da capital do estado.

"As medidas possíveis a partir do dia 10 (janeiro) foram todas executadas. Se nós tivéssemos sabido antes, poderíamos ter agido antes", argumentou Pazuello. "Vou apresentar um fato. No dia 10 tomei conhecimento. No dia 12, chegou o primeiro avião com oxigênio da FAB", completou.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) rebateu, afirmando que o ex-chanceler Ernesto Araújo informou que os EUA disponibilizaram um avião equipado para transportar oxigênio. No entanto, o governo americano não recebeu as especificações do governo do AM e nem o Ministério da Saúde deu as especificações ao Itamaraty.

"Se o estado não fez, deveria ter feito, na minha análise. O ministério nunca foi instado. Em momento algum me chegou alguma especificação de demandas", respondeu Pazuello.

Ex-ministro Pazuello presta depoimento à CPI da Covid; acompanhe