São Paulo vai aplicar a vacina da Pfizer em quem está com a 2ª dose da AstraZeneca atrasada, por falta de imunizantes.
São Paulo vai aplicar a vacina da Pfizer em quem está com a 2ª dose da AstraZeneca atrasada, por falta de imunizantes.| Foto: Pedro Ribas / SMCS

O governo de São Paulo anunciou na noite desta sexta-feira (10) que vai vacinar com Pfizer quem está com a segunda dose da AstraZeneca atrasada. A falta de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca atinge pelo menos cinco estados. A partir da próxima semana será vacinado quem estiver com a dose vencida entre os dias 1 e 15 de setembro. A informação foi divulgada pelo portal G1.

Somente na cidade de São Paulo cerca de 200 mil pessoas foram afetadas pela falta da AstraZeneca e estão com o esquema vacinal em atraso. A troca de doses foi aprovada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunização (PNI).

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), caso não receba cerca de um milhão de doses da AstraZeneca que, segundo ele, estão em atraso e seriam destinadas para a segunda dose no estado. Já o Ministério da Saúde disse que "não deve segunda dose de vacina Covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo".