8 de janeiro
Sexto bloco de denunciados pela PGR analisa individualmente supostos autores intelectuais dos atos de 8 de janeiro.| Foto: André Borges/EFE

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a julgar, na madrugada desta terça (23), o sexto bloco de denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta participação nos atos de 8 de janeiro, em Brasília.

Neste bloco de julgamento que avalia se os denunciados devem ser tornados réus, os ministros analisam 131 processos individuais no inquérito que investiga os autores intelectuais que instigaram os atos, e a acusação de incitação ao crime e associação criminosa.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, já votou a favor de torná-los réus nesta fase do julgamento no plenário virtual. A sessão vai até o dia 29 de maio.

Na noite de segunda (22), o STF tornou réus outros 250 denunciados pela PGR também por suposta incitação ao crime por 8 votos a 2. Com o resultado, já são mais de mil pessoas investigadas que se tornaram réus pelos atos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. A PGR fez um total de 1.390 denúncias.