Ouça este conteúdo
O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, na madrugada desta terça (16), o quinto bloco de 250 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta participação nos atos de 8 de janeiro, em Brasília.
Nesta quinta fase de análise, os ministros analisam os citados no inquérito que apura os supostos incitadores dos atos, que estavam acampados em frente ao Quartel-General do Exército, com a acusação de incitação ao crime e associação criminosa (inquérito 4921).
O ministro Alexandre de Moraes, que é também o relator dos inquéritos, votou a favor de acatar as denúncias oferecidas pela PGR para tornar réus os 250 denunciados. Os magistrados analisam cada caso citado pela Procuradoria, imputando a pena correspondente aos supostos crimes cometidos.
Esta fase de votação no plenário virtual vai até às 23h59 do dia 22 de maio. Nos julgamentos nesta modalidade, os ministros apenas depositam seus votos sem discuti-los.
O último bloco, que terminou a votação na noite de segunda (16), terminou com o placar de 8 a 2. Ao todo, o Supremo já abriu ações penais contra 795 supostamente envolvidos nos atos de 8 de janeiro.