Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inquérito das fake news

Ministro estipulou multa diária de R$ 20 mil se redes sociais não bloqueassem contas

Ordem do ministro Alexandre de Moraes, de maio deste ano, não havia sido cumprida dois meses após ser expedida.
Ordem do ministro Alexandre de Moraes, de maio deste ano, não havia sido cumprida dois meses após ser expedida. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Twitter e o Facebook levaram dois meses para cumprir a ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tirar do ar as contas e perfis de investigados no inquérito das fake news. Moraes determinou o bloqueio em 26 de maio, quando também autorizou buscas e apreensões em endereços dos acusados. Na última quarta-feira (22), em novo despacho, o ministro intimou as empresas a cumprirem a determinação num prazo de 24 horas sob pena de serem multadas em R$ 20 mil por dia em que a ordem fosse descumprida. O Twitter alegou que os dados informados por Moraes em maio (nomes e CPFs) foram suficientes para localizar as contas. Desta vez, o ministro especificou os endereços dos perfis que deveriam ser bloqueadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.