protestos violentos
Manifestantes destróem plenário do STF durante protestos violentos no domingo (8), em Brasília.| Foto: Reprodução de vídeo/Twitter

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que a Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (9) uma perícia técnica no edifício-principal, invadido e depredado neste domingo por manifestantes contrários à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o tribunal, policiais já realizaram uma perícia externa, por meio de tecnologia 3D e com drones, começaram durante a tarde o trabalho de perícia interna. Ainda não há previsão de conclusão do trabalho. Até lá, o prédio principal ficará interditado.

Só após a perícia, servidores vão catalogar os estragos e calcular os prejuízos – também não há previsão de quando isso será feito.

Edifícios anexos, como o que abriga setores administrativos e o restaurante, bem como um maior, onde estão os gabinetes dos ministros, não foram vandalizados e funcionam normalmente nesta segunda.

Nesta segunda, servidores demonstraram preocupação após encontrarem uma granada no edifício-sede, mas era um artefato não letal usado pela própria segurança do tribunal. “Todo o prédio foi verificado pela Polícia Judicial do STF e está em condições de segurança para os servidores”, informou a assessoria de comunicação.

À noite, a presidente do STF, Rosa Weber, e os outros ministros receberão num edifício anexo governadores de estado. Antes, eles irão se reunir com Lula no Palácio do Planalto.