Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolsonaro na mira

STF vai julgar no plenário prazo para Lira analisar pedidos de impeachment

Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski considera que assunto merece debate mais aprofundado (Foto: Nelson Jr./STF)

Ouça este conteúdo

O ministro Ricardo Lewandowski retirou de uma sessão virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação que busca estipular um prazo para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), analise pedidos de impeachment apresentados contra o presidente Jair Bolsonaro. Lewandowski quer discutir o assunto numa sessão presencial no plenário da Corte.

"O ministro Lewandowski entende que a importância do tema demanda uma análise mais aprofundada em sessão presencial e não em julgamento virtual", informou o gabinete.

A relatora da ação, apresentada pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), é a ministra Cármen Lúcia. Na sessão virtual, iniciada nesta sexta-feira (10), ela votou contra a definição de prazo, seguindo a jurisprudência do STF de que a decisão sobre a abertura ou não do processo, bem como a avaliação do momento para isso, são de caráter político e cabem exclusivamente ao presidente da Câmara.

A Gazeta do Povo apurou que o ministro pode propor entendimento diferente, com base na Lei de Processos Administrativos, para estipular um prazo razoável para essa análise.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.