Cláudio Castro
Investigação a partir de uma colaboração premiada aponta Cláudio Castro supostamente envolvido em esquema de corrupção no RJ.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou a Polícia Federal do Rio de Janeiro a abrir um inquérito para investigar o governador Cláudio Castro (PL) por suposto envolvimento em um esquema de corrupção na época em que era vereador e vice-governador.

A decisão tomada no dia 15 de abril foi tornada pública nesta terça (18), e vai apurar crimes de organização criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro supostamente cometidos por Castro e outras três pessoas.

De acordo com as investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), projetos de assistência social do município e do estado teriam tido as licitações fraudadas direcionadas a determinadas empresas em troca de propinas.

As suspeitas contra Castro surgiram a partir de declarações dadas em uma colaboração premiada do empresário Marcus Vinicius Azevedo da Silva, que teria detalhado a participação do governador na suposta organização criminosa.

O governador Cláudio Castro disse à CNN Brasil, em nota, que não está sendo denunciado e nem indiciado, já que “o Ministério Público não encontrou nenhum elemento capaz de vincular a ele qualquer irregularidade”. Disse, ainda, que confia na Justiça “para que a situação seja esclarecida o mais rápido possível”.

Conforme Castro, o delator foi interpelado judicialmente por calúnia e denunciação caluniosa e a defesa do governador já entrou com um pedido de nulidade da delação devido a irregularidades na denúncia.