Mulher de 48 anos era um dos alvos de uma operação da PF que investiga os financiadores e organizadores das manifestações em Brasília.| Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Ouça este conteúdo

A Polícia Federal (PF) informou que uma mulher de 48 anos, alvo de uma operação que investiga os financiadores e organizadores das manifestações em Brasília do dia 8 de janeiro, se apresentou no fim da noite de ontem (16) na delegacia da corporação em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A PF já havia prendido um homem também suspeito de participar dos atos de vandalismo. A corporação ainda busca um terceiro investigado. Segundo balanço da PF, houve ainda a apreensão de telefones celulares, computadores e documentos durante a ação.

A operação da PF, batizada de Ulysses, tem o objetivo de identificar também lideranças locais que bloquearam as rodovias que cruzam o município de Campos dos Goytacazes, a organização das manifestações em frente aos quartéis do Exército do município e a participação dos investigados e de outras lideranças na organização e financiamento dos atos que desencadearam a invasão depredação de prédios públicos no dia 8 de janeiro.

“Durante a investigação, foi possível colher elementos de prova capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos. Além disso, com o cumprimento hoje dos mandados judiciais, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, será possível identificar eventuais outros partícipes/coautores na empreitada criminosa”, diz a nota da PF.

Publicidade

Os suspeitos podem respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais, segundo a corporação.