O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou decreto desapropriando uma área de 10,6 mil metros quadrados na Vila do Sahy, em São Sebastião. A medida é o primeiro passo para a construção de moradias destinadas a famílias que ficaram desabrigadas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte do estado na semana passada. A tragédia matou ao menos 57 pessoas e deixou 2.251 desalojados. As buscas por sobreviventes continuam neste sábado (25).
"Já tenho a autorização do proprietário para entrar e trabalhar de imediato. É uma área plana, uma área segura onde a CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano] vai construir residências para começar tirar pessoas de área de risco e dar moradia para quem perdeu”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
O terreno desapropriado fica em um dos pontos mais atingidos pelos desmoronamentos e era tomado por moradias irregulares, que foram destruídas. A prefeitura de São Sebastião deve ceder mais duas áreas, de 19 mil metros quadrados, para a construção de mais moradias populares para as famílias atingidas pelos desmoronamentos.
"Nossa ideia é construir uma experiência que concilie construção de habitação de interesse social em área segura com desmobilização dessas casas existentes e recuperação ambiental. Se der certo, a gente vai poder escalar essa experiência para outras regiões", afirmou Tarcísio.