Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tribunal de Contas

TCU afasta auditor que fez relatório sobre mortes por Covid citado por Bolsonaro

TCU Ana Arraes
Ministra Ana Arraes, presidente do Tribunal de Contas da União. (Foto: Divulgação/TCU)

Ouça este conteúdo

O Tribunal de Contas da União (TCU) afastou do cargo por 60 dias o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques que produziu um documento sobre mortes na pandemia. O pedido foi feito pelo corregedor do tribunal, ministro Bruno Dantas, e aceito pela presidente, ministra Ana Arraes. Além do afastamento, o servidor está proibido de entrar no prédio do órgão e o caso será enviado para a Polícia Federal para que seja aberto um inquérito policial para investigar possível crime de prevaricação.

O levantamento feito por Marques aponta "supernotificação" de mortes por Covid-19 no país e foi inserido no sistema do TCU sem que constasse de qualquer processo do órgão. O relatório foi citado na segunda-feira (7) pelo presidente Jair Bolsonaro para comprovar sua tese de que cerca de metade dos óbitos registrados como Covid-19 não seriam causados pela doença. O tribunal o desmentiu no mesmo dia.

O corregedor do TCU afirma que o afastamento de Marques do cargo é necessário para que o auditor não influencie nas apurações sobre o caso. O servidor também está impedido de acessar o sistema eletrônico do tribunal. Segundo o ministro, a divulgação de informações oficiais do tribunal de maneira não autorizada representaria infração disciplinar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.