Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
2ª fase de auditoria

TCU conclui que não há “riscos iminentes” às eleições 2022

Urnas eletrônicas
Segunda fase da auditoria do TCU reforça segurança da urna eletrônica. (Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que as urnas eletrônicas são seguras e descartou riscos iminentes às eleições de 2022. A Corte divulgou nesta quarta-feira (15) uma nova etapa da auditoria sobre o sistema de votação eletrônico do país. Em agosto, a primeira fase da auditoria já havia constatado a "segurança e confiança" do voto eletrônico. A informação foi divulgada pelo portal g1.

"Diante do apresentado e cumprido o propósito desta segunda etapa da fiscalização, concluo que não foram identificados até o momento riscos iminentes à realização das eleições 2022 dentro do escopo abordado", afirmou o ministro Bruno Dantas, relator do processo.

O ministro afirmou que as instalações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendem aos requisitos e normas internacionais. Os outros ministros do TCU acompanharam o parecer do relator que também tratou sobre questões de segurança de informações e riscos no orçamento. A próxima etapa vai investigar os processos de gestão, custódia e proteção dos dados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.