TCU vai investigar servidor sobre relatório que questiona o número de mortes por Covid-19 registradas.| Foto:
Ouça este conteúdo

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai investigar o envolvimento do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques na elaboração do relatório que questiona o número de mortes por Covid-19 no Brasil. Em nota, o TCU afirma que o documento é uma análise pessoal do servidor, que teria tentado incluir o relatório no sistema da Corte.

“O Tribunal reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado "Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil". O documento refere-se a uma análise pessoal de um servidor do Tribunal compartilhada para discussão e não consta de quaisquer processos oficiais desta Casa, seja como informações de suporte, relatório de auditoria ou manifestação do Tribunal. Ressalta-se, ainda, que as questões veiculadas no referido documento não encontram respaldo em nenhuma fiscalização do TCU”, diz a nota.

Na segunda-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre o documento com apoiadores. No mesmo dia, o TCU negou que tenha produzido o relatório. Após a manifestação do Tribunal, Bolsonaro disse a apoiadores nesta terça-feira (8) que o TCU não fez um levantamento do número de mortes por Covid-19 em 2020. "A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU. Então o TCU acertou em falar que a tabela não é deles", disse o presidente.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]