Nova urna eletrônica
Segundo o TSE, as novas urnas eletrônicas que estão em processo de fabricação são mais modernas, seguras e com mais requisitos de acessibilidade.| Foto: Abdias Pinheiro/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta segunda-feira (13) o novo modelo da urna eletrônica e pretende renovar quase metade dos equipamentos que serão usados nas eleições de 2022. De acordo com o órgão, serão fabricadas 225 mil novas urnas, de um total de 577 mil que serão utilizadas no processo eleitoral do ano que vem. Os módulos dos equipamentos, modelo UE2020, serão produzidos em Manaus pela Positivo Tecnologia, que venceu a licitação para a fabricação e devem ser entregues até julho.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, esteve na capital amazonense nesta segunda-feira (13) para conhecer parte do processo de produção dos aparelhos e o novo modelo da urna eletrônica.

Segundo informações do TSE, a fabricação segue um rigoroso padrão de segurança e cada fase é acompanhada de perto pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel), da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE. “As urnas que estão em processo de fabricação são mais modernas, seguras e com mais requisitos de acessibilidade”, diz o órgão.