Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente questionou urnas

TSE mantém na Justiça Eleitoral ação sobre reunião de Bolsonaro com embaixadores

Bolsonaro durante reunião com embaixadores no dia 18 de julho. (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.)

Ouça este conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (13) manter a competência da Justiça Eleitoral para julgar a ação na qual o PDT questionou a legalidade do encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores. Durante o encontro, realizado em julho, o chefe do Executivo questionou a lisura do sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar provas.

Na sessão realizada no início da noite, os ministros rejeitaram recurso apresentado pelos advogados do PL, partido do presidente, para questionar a tramitação do processo. Com isso, o caso segue em análise pela Corte Eleitoral, que ouvirá, em fevereiro de 2023, quatro testemunhas arroladas pelos políticos, segundo o TSE. O plenário referendou, por unanimidade, a decisão monocrática do relator do processo e corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.

Após a reunião de Bolsonaro com embaixadores, o PDT entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) no TSE. Em seguida, o tribunal determinou a retirada das imagens do encontro das redes sociais e da transmissão oficial do evento por entender que houve a divulgação de fatos inverídicos ou descontextualizados sobre o sistema de votação.

Durante a sessão, o advogado Tarcísio de Carvalho Neto, representante do PL, sustentou que a Justiça Eleitoral não pode julgar o caso porque o evento com os embaixadores foi realizado em 18 de julho, quando Bolsonaro não era candidato oficial às eleições de 2022 e ainda não tinha sido aprovado em convenção partidária. Com informações da Agência Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.