O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes fez um balanço nesta segunda-feira (19) sobre a atuação da Corte neste ano. Na sessão de encerramento dos trabalhos do TSE, Moraes ressaltou que o combate a notícias falsas durante o período eleitoral mostrou que "as redes sociais não são terras sem lei" no país.
“Uma outra marca, talvez a mais importante, é que a Justiça brasileira e o Tribunal Superior Eleitoral demonstraram que aqui no Brasil, as redes sociais não são terras sem lei. Aqui no Brasil, as milícias digitais são combatidas, são apenadas. Não conseguiram e não conseguirão influenciar negativamente as eleições”, disse o ministro.
O presidente do TSE destacou a decisão do Plenário que proibiu o uso e o transporte de armas no dia da votação. Moraes ainda agradeceu a todos os integrantes da Corte eleitoral, reforçando que o trabalho prossegue já em preparação para as próximas eleições municipais, em 2024.
“A Corte se mostrou unida, se mostrou um grupo, independentemente das divergências de opinião e isso faz parte de um órgão colegiado. O Tribunal Superior Eleitoral com eficácia, com rapidez e extrema celeridade, soube cumprir a sua competência, a realização das eleições e o julgamento dos casos relacionados às candidaturas e de inelegibilidade, para que tudo chegasse hoje, ao fim do período do ano judiciário, a bom termo”, afirmou.