Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaça de greve

TST proíbe greve dos petroleiros. Categoria promete mobilizações solidárias

Greve dos Petroleiros
Greve dos petroleiros será convertida em mobilizações como ações de doação de sangue e limpeza de praias. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatar liminar da Petrobras impedindo que a greve dos petroleiros – que haviam prometido paralisar as atividades  de 25 a 29 de novembro –, a categoria divulgou nota informando que manterá mobilizações solidárias nacionais. Elas serão realizadas parcialmente, sem prejuízo do abastecimento dos combustíveis, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

De acordo com a FUP, o objetivo das mobilizações é "alertar a sociedade sobre os riscos da política de demissões em massa e da venda de ativos da Petrobras para o bolso do consumidor, para o meio ambiente e para os trabalhadores do setor (incluindo os terceirizados)."A liminar assinada pelo ministro Ives Gandra e divulgada neste sábado fixou em R$ 2 milhões por dia a multa por descumprimento. O ministro alega que o acordo coletivo foi assinado no dia 14 deste mês, há pouco tempo, o que não justificaria a decisão da federação sindical de já convocar uma greve dos petroleiros.

As mobilizações vão envolver os trabalhadores em ações voluntárias como, por exemplo, a doação de sangue (dentro da Semana Nacional de Doação de Sangue) e a limpeza de praias que estão sendo atingidas pelo vazamento de óleo, que agora chegou ao Estado do Rio.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.